quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

NUVEM FUNIL

Fenômeno raro escurece o céu e assusta moradores de Lorena

Moradores chegaram a pensar que se tratava de um tornado.
Denominado "nuvem funil', fenômeno foi registrado na tarde de terça (19).


Em poucos minutos, o céu que estava azul ficou escuro e assustou moradores de Lorena, no interior de São Paulo, na tarde de terça-feira (19). Tudo por conta de um fenômeno  conhecido pelos meteorologistas como “nuvem funil”.
Considerado raro pelos especialistas do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe), o fenômeno parou o trânsito e assustou as pessoas que estavam na rua que chegaram a pensar que se tratava de um tornado.
O fato foi flagrado por dois leitores do G1, Luiz Felipe Monteiro de Oliveira, de 20 anos, e Ulisses Pinheiro, de 30 anos, que registraram com fotos e vídeos o fenômeno que teve início às 17h30, quando não chovia na cidade.

Segundo Oliveira, a nuvem funil durou cerca de 20 minutos. “Pensei que fosse um tornado porque com o tempo foi aumentando de tamanho e descendo, mas não chegou ao chão. Estava na rua e todo mundo parou, inclusive, quem estava dentro do carro. O trânsito ficou parado”, disse.  Segundo ele, depois da nuvem veio um forte vento e quase duas horas depois começou a chover na cidade.
Pinheiro disse que ficou com medo. “Foi assustador e muito impressionante. É até difícil de descrever. Saí para fechar a janela e quando vi aquele arco se aproximando do chão chamei toda a minha família para ver”.

O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe) informou que a "nuvem funil" se forma a partir da base de uma nuvem Cumulonimbus ou Cumulus, sendo
formada por uma coluna de ar que está girando. O fenômeno pode ser verificado em
condições de grande instabilidade de ar quente e muito úmido, segundo o Cptec. O órgão informou ainda que o fenômeno não representa risco aos moradores por não tocar o chão.

Nenhum comentário: